O sofá é um dos primeiros móveis que notamos assim que entramos dentro de uma sala. Além de ser uma excelente opção de descanso após uma longa jornada de trabalho, ele também serve como um belíssimo objeto de decoração. Porém, é preciso ter atenção! Estimular os cuidados com o sofá é necessário.
Assim que compramos um sofá, esperamos que ele, além de aconchegante, seja, no mínimo, resistente e durável. Para que você possa prolongar a vida útil do seu móvel é importantíssimo estimular alguns cuidados com o sofá.
Dessa forma, elaboramos este artigo com algumas dicas que irão te ajudar a preservar e garantir a durabilidade do seu sofá. Leia tudo com bastante atenção!
Tenha atenção ao material do sofá
A escolha correta do tecido ajuda a estabelecer a durabilidade e resistência do móvel. Portanto, considere esse um dos principais cuidados com o sofá destacados no artigo. A partir do momento em que você conhece o material que está adquirindo, também está pensando na manutenção correta do estofado. Isso é uma forma eficiente de evitar danos maiores.
Você também deve levar em consideração alguns pontos importantes, como, por exemplo, a presença de crianças, pets e se o móvel está localizado na área interna ou externa da casa.
Veja quais são os materiais mais conhecidos do mercado:
- Suede: trata-se do material mais popular entre os revestimentos. Tem um toque macio e o seu acabamento é bem parecido com a camurça, além de ter boa durabilidade e preços bem acessíveis. Para protegê-lo de manchas, o ideal é que seja realizada uma impermeabilização.
- Linho: o tecido linho possui uma característica mais rústica. Ele é ideal para quem busca um efeito mais vintage no sofá.
- Courino: o courino é um material belíssimo que simula o efeito de couro legítimo. Trata-se de uma excelente opção para quem tem pets em casa e busca por praticidade na hora da limpeza. Ele possui alta impermeabilidade e pode ser utilizado em ambientes semiabertos.
- Veludo: se você busca por uma decoração elegante e aconchegante, o veludo é o material mais indicado. Ele também é recomendado para locais que possuem temperaturas mais amenas. Porém, se você possui animais domésticos, ele não é tão indicado, pois acumula pelos com grande facilidade.
- Acquablock: trata-se de um tecido impermeável criado para áreas externas, como, por exemplo, piscinas ou ambientes à beira-mar.
Estimule a limpeza com frequência
Esse é um dos mais importantes cuidados com o sofá que você deve ter. Utilize um aspirador de pó ou um pano úmido, por pelo menos uma vez na semana. Assim, você conseguirá manter o sofá longe de poeira e outras sujeiras que podem se acumular durante os dias.
Caso você deixe algum líquido cair no sofá, tente absorver o excesso com um pano ou papel toalha. Dependendo da situação, o ideal é realizar uma limpeza a seco. Caso, você tenha animais domésticos, os cuidados devem ser redobrados. Assim, você conseguirá evitar o acúmulo de pelos e outros tipos de sujeiras.
Evite que o sofá fique exposto ao sol
Evitar deixar o móvel exposto ao sol é um dos cuidados com o sofá mais básicos que existem. É importante você saber que a ação dos raios provoca o desgaste do tecido. Com isso, as fibras enfraquecem e alguns rasgos podem começar a aparecer. Por isso, é fundamental que você coloque o sofá em locais com pouca incidência de luz direta ou faça uso de cortinas para aumentar ainda mais a proteção.
Gostou das dicas?
Esperamos que todas as dicas sejam úteis para você. Estimular os cuidados com o sofá é fundamental. Só assim, você conseguirá manter o seu móvel muito bem conservado e, consequentemente, aumentará a sua vida útil.
Como você pôde ver ao longo do artigo, as dicas são bem simples. Portanto, siga todas elas e cuide bem do seu sofá!
Continue acompanhando o nosso blog. Em breve iremos divulgar novos conteúdos para você! Enquanto isso, leia: Saiba o que você deve fazer antes de instalar grama sintética em jardins.