Tipo de tapete: saiba escolher o tamanho ideal para a sua casa

Saiba como escolher o tipo ideal de tapete para a sua casa

Um tipo de tapete pode variar conforme o material, modelo e o tamanho que cada um possui. São itens que geram aconchego e conforto em qualquer ambiente. Por isso, antes de comprar um tapete você deve se atentar às medidas e optar pelo modelo que melhor combina com o cômodo da sua casa.

Lembre-se: funcionalidade e beleza são dois elementos que devem se manter lado a lado. Um complementa o outro, principalmente na decoração de uma casa. Dessa forma, você deve ter a certeza que o tipo de tapete escolhido esteja em conformidade com a parte interna da sua casa.

Com o objetivo de te ajudar a fazer a melhor escolha, separamos dicas importantes sobre o tamanho de cada tipo de tapete, adaptado para sala de estar, sala de jantar, quarto de solteiro e quarto de casal.

Tipo de tapete para sala de estar

A sala de estar é um cômodo da casa que necessita de um tipo de tapete com tamanho bem específico. O modelo escolhido deve se estender cerca de 20 cm na parte de baixo de cada pé dos sofás, enquanto os cantos devem ter uma sobra de 30 cm. 

Outra orientação importante é que esse tipo de tapete deve ter abrangência em todos os outros móveis localizados na sala de estar, como, por exemplo, mesa de centro, cadeiras e poltronas. Já o rack deve ficar cerca de 15 cm de distância dos outros móveis para gerar harmonia visual e segurança na locomoção interna.

O tamanho do tapete de uma sala de jantar

Como destacado anteriormente, cada cômodo da casa pede um tipo de tapete diferente. No caso da sala de jantar, o ideal é fazer uma análise do formato. Caso a mesa for redonda, o tapete também deve ser redondo. Se a mesa for quadrada, o tapete deve ser quadrado. Por outro lado, se a mesa for retangular, o tapete deve ser retangular.

Sobre o tamanho do tapete, ele deve possuir cerca de 1 metro em cada borda, envolvendo a mesa e as cadeiras. Com isso, você conseguirá movimentar as cadeiras da mesa de jantar, sentar e se levantar sem deixar os pés esbarrarem no tapete.

Tapete para quarto de solteiro e casal

Para muitos, escolher um tipo de tapete para quarto de solteiro e casal é algo complexo. Porém, a nossa ideia é simplificar ao máximo o processo de escolha. Para um quarto de casal médio, o tapete deve atingir toda a extensão da cama e dispor de 50 cm de borda em cada lateral e também nos pés. Ele também deve se manter posicionado em uma distância de 15 cm das mesas de cabeceira.

Caso o quarto seja pequeno, você deve optar por um tipo de tapete maior e que se posicione em toda a extensão da cama e nas mesas de cabeceira. Também é possível fazer o posicionamento do tapete em cada lateral da cama de casal. A largura deve ter aproximadamente 50 cm e o comprimento deve ter 1 metro. Já em relação ao quarto de solteiro, as medidas do tapete podem ser as mesmas. O que vai variar é o tamanho do quarto. Para completar, em cômodos onde a cama se mantém encostada na parede, a escolha pelo tapete lateral é a mais efetiva.

Com as dicas dadas, encontrar o tapete ideal pode se tornar uma tarefa simples. Além de tudo o que foi destacado ao longo do artigo, faça uma pesquisa de mercado detalhada e veja qual modelo e opção de cor melhor combina com a sua sala de estar, sala de jantar, quarto de solteiro ou quarto de casal. Conte com a Marinho Couros!

Quer limpar o seu sofá de forma efetiva? Leia o artigo: “Limpeza de sofá: 6 dicas essenciais para fazê-la corretamente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.